Sí­ndrome do intestino irritável

A sí­ndrome do intestino irritável (SII) é também chamada de sí­ndrome de cólon irritável, é uma manifestação intestinal ...

Sí­ndrome do intestino irritável

O que é essa doença?
A síndrome do intestino irritável (SII), também chamada de síndrome do cólon irritável, é uma manifestação intestinal benigna, sem lesão na estrutura desses órgãos (inflamação, úlceras). Caracteriza-se por dores e mal-estar no abdome, de forma intermitente, podendo persistir por vários anos.

O que aparece além da dor?
A dor abdominal pode ser localizada ou difusa e acompanhada de constipação (dificuldade para evacuar), sensação de evacuação insatisfatória, fezes de pequeno volume, prisão de ventre ou diarreia, sensação de gases ou dificuldades em eliminá-los. Não é raro haver uma alternância entre a diarreia e a constipação.

Qual é a causa da doença?
As causas são várias e seu mecanismo complexo. Sem dúvida, é uma doença funcional, na qual estão inter-relacionados componentes psíquicos (estresse, depressão, ansiedade), hábitos alimentares inadequados (dietas sem fibras, excesso de álcool ou de gorduras, etc.) e uso de medicamentos impróprios, entre outras causas. Esses fatores devem interferir na motilidade e na sensibilidade dos intestinos, provocando assim o desconforto e a dor abdominal.

Essa doença é frequente?
Sim, é muito frequente. Milhões de pessoas são afetadas por essa doença, que prejudica as atividades diárias do doente, interferindo no seu humor e na capacidade de trabalho. Isso gera um grande custo financeiro, seja com médicos ou com automedicação.

Como é feito o diagnóstico da SII?
Somente o médico tem condições de diagnosticá-la, principalmente o gastroenterologista. É preciso lembrar que várias doenças graves podem apresentar os mesmos sintomas da SII, tais como doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa, a doença de Crohn), doença diverticular ou mesmo câncer de intestino. O diagnóstico é confirmado após minucioso exame clínico e testes complementares apropriados.

O que é a Síndrome do Intestino Irritável?
A síndrome do intestino irritável (SII) se caracteriza por dor ou desconforto abdominal associado a uma alteração do hábito intestinal - constipação (prisão de ventre), diarreia ou mesmo uma alternância de um e de outro sintoma. Essa síndrome tem evolução crônica e recorrente e, até mesmo o momento, não se demonstrou, pelos métodos de investigação disponíveis (exames laboratoriais, radiologia ou colonoscopia), nenhuma anormalidade do organismo (anatômica, estrutural, bioquímica ou metabólica) que possa justificar a presença de sintomas. Ou seja, não se conhece a causa do aparecimento da SII e, por essa razão, é considerada uma desordem funcional do trato digestivo. A SII é uma condição clínica muito comum que acomete cerca de 10% a 10% da população mundial, predominando no sexo feminino e em faixas etárias mais jovens (25 a 50 anos), sendo menos frequentes após os 60 anos. Apesar de ser uma doença de evolução benigna, sem risco de complicações a longo prazo, os múltiplos sintomas associados à síndrome exercem um grande impacto sobre a qualidade de vida dos pacientes, refletindo em suas relações pessoais, sociais e profissionais.

Quais são os sintomas mais característicos da SII?
Os principais sintomas são dor e/ou desconforto abdominal, que acompanham alterações na frequência, forma ou consistência das fezes (constipação intestinal e/ou diarreia). Atualmente, reconhecem-se três variantes da SII: 1) com predominância de diarreia; 2) com predominância de constipação; e 3) forma mista ou alternante. É muito comum os pacientes com SII apresentarem também queixas típicas de outras síndromes funcionais tanto digestivas quanto extradigestivas: Dispepsia funcional (dor de estômago, azia, digestão lenta e náuseas), fibromialgia, fadiga crônica, cefaleia tensional, entre outras. Esses sintomas são quase sempre agravados pelo estresse e ansiedade.

Dor abdominal
A dor abdominal geralmente é do tipo cólica ou fincada, intermitente e localizada na região inferior do abdômen. Pode ser desencadeada pela ingestão de determinados alimentos e pelo estresse e, quase sempre, é aliviada pela defecação ou emissão de gases. Alguns pacientes não apresentam dor propriamente dita, mas uma sensação de desconforto ou peso abdominal. A queixa de formação excessiva de gases intestinais, com consequente distensão ou aumento do volume abdominal (estufamento), é também muito frequente, o que aumenta ainda mais a dor e o desconforto abdominal.

Diarreia
Nos pacientes com SII e predomínio de diarreia, as evacuações são frequentes e as fezes, amolecidas, de pequeno ou médio volume, em geral sem sangue, pus ou restos alimentares. É comum o relato de sensação de evacuação incompleta, urgência evacuatória e eliminação de muco nas fezes. Nesses casos, a diarreia raramente ocorre durante a noite.

Constipação intestinal (prisão de ventre)
No subgrupo de pacientes com SII e predominância de constipação intestinal, as evacuações são pouco frequentes e as fezes, escassas, endurecidas, sólidas ou fragmentadas. São muito frequentes também as queixas de esforço e dor para evacuar e a sensação de evacuação incompleta.

Quais são as possíveis causas da SII?
Até o momento, não se conhece o motivo pelo qual os pacientes apresentam SII. Além dos fatores emocionais (ansiedade, estresse e depressão), há muitos associados à SII. Atualmente, são reconhecidas anormalidades da função digestiva, especialmente alterações dos movimentos e da sensibilidade intestinais, além de fenômenos microinflamatórios. Fatores ambientais e dietéticos, assim como fatores genéticos,

também podem ser causas da SII. É também possível que infecções intestinais anteriores (gastroenterites prévias) sejam responsáveis pelo aparecimento da SII em um subgrupo de pacientes. Acredita-se que o tecido muscular do intestino possa ser mais sensível e reagir mais intensamente e de forma exagerada a estímulos habituais, como alimentação, gases e estresse (hipersensibilidade intestinal), nos pacientes com SII. A disfunção muscular pode ocasionar atraso ou aceleração no movimento intestinal e, consequentemente, alteração na frequência, forma ou consistência das fezes. Tem-se observado que essas alterações intestinais estão mais evidentes em situações de maior estresse emocional.