Novembro Azul, Prevenção e tratamento do Câncer de Próstata

O câncer de próstata é uma das doenças que mais atingem os homens.

Novembro Azul, Prevenção e tratamento do Câncer de Próstata

Prevenção e Tratamento – Câncer de Próstata

O mês de novembro é dedicado à saúde do homem. Um período de conscientização e prevenção do câncer de próstata, uma data para incentivar a realização do exame de toque e PSA. Esse movimento começou em 1999 na Austrália e ganhou proporção mundial, hoje o dia 17 de novembro é comemorado anualmente em mais de 20 países. Desde o início da campanha foram financiados mais de 770 projetos para pesquisas na área da saúde masculina. O símbolo da campanha é o bigode e a cor azul.

Câncer de Próstata – Dados

De acordo com o INCA, nos anos de 2016 e 2017 surgiram 61 mil novos casos da doença no Brasil, além de ser a causa de morte de mais de 28% da população masculina. Estima-se que a cada 38 minutos morre um homem no Brasil vítima da doença.

- Em sexto lugar, é o tipo de câncer mais comum e com maior número de casos entre os homens.

- 80% dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos de idade.

- A cada dez homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos.

- Cerca de 51% dos homens nunca consultaram um médico urologista.

- A cada 7 minutos surge um novo caso de câncer de próstata.

- 95% dos casos diagnosticados já estão em estágio avançado.

- Crescimento lento do tumor, cerca de 15 anos para atingir 1 cm³.

- Número de mortes: 13.772 (2013-SIM).

O que é a Próstata? A próstata é uma pequena glândula masculina do tamanho de uma noz. Ela é responsável por produzir o líquido que forma o esperma, sua função é proteger e manter saudáveis os espermatozoides quando em contato com o ambiente ácido da vagina.

O Câncer de Próstata É um tumor que se desenvolve na próstata, seu crescimento é gradual e lento. Inicialmente ele cresce dentro da próstata, se não houver diagnóstico e tratamento o tumor avança para as estruturas ao redor como bexiga, reto e vesículas seminais. Em casos mais avançados as células malignas passam pela corrente sanguínea e se espalham por outros órgãos como fígado e pulmão, além de atingir os ossos.

Tipos de Câncer de Próstata - Adenocarcinomas: Responsável por 95% dos tumores malignos.

Pode afetar vários órgãos: pulmões, intestinos, pâncreas, fígado, esôfago, estômago, próstata, vesícula biliar.

Tipos raros: Carcinomas, sarcomas e linfomas.

Fatores de Risco – Histórico familiar, idade acima dos 50 anos, dieta rica em gordura, excesso de peso, sedentarismo, fatores hormonais genéticos.

Exames para identificar uma próstata saudável

Para identificar qualquer anomalia na próstata, são recomendados alguns exames:

- Exame de urina: identifica se há bactérias presentes na urina responsáveis pela prostatite (inflamação que causa o crescimento anormal da glândula).

- Toque Retal: Exame para avaliar alterações na próstata, tamanho e dureza. Também como preventivo para câncer de próstata.

- PSA, Antígeno Prostático Específico: É um exame de sangue responsável por identificar o nível de proteína na próstata, esses valores identificam se a próstata está aumentada.

Sintomas mais comuns do Câncer de Próstata

Na maioria dos casos os sintomas se intensificam quando o câncer está em estágio muito avançado, por isso a importância da visita ao médico regularmente e os exames de prevenção.

Abaixo alguns dos sintomas que requerem uma atenção especial:

- Jato de urina fraco, dificuldade em manter o fluxo.
- Dor e ardor ao ejacular e urinar.
- Incontinência urinária.
- Micção frequente e excessiva durante a noite.
- Sangue na Urina (em casos já avançados).
- Dor nos ossos (quadril, coluna e costelas), indica o alcance do câncer no tecido ósseo.

Prevenção do Câncer de Próstata

Aquela velha e sábia frase: “É melhor prevenir do que remediar”. Antes de alcançar um nível alarmante e talvez um estágio irreversível, é melhor cuidar e prevenir.

Toda doença descoberta na fase inicial possui altos índices de cura, mas, para isso, é importante o acompanhamento médico regular e um cuidado especial com a saúde.

O Instituto Nacional do Câncer traz algumas informações preciosas para a prevenção da doença:

- Dieta Equilibrada: Uma dieta saudável é essencial para uma melhor qualidade de vida. Se você está na faixa dos 40-45 anos e ainda não pratica uma alimentação balanceada, é importante repensar esse assunto. Estudos comprovam que uma dieta rica em grãos, cereais, verduras, legumes, pouca gordura (principalmente animal), ajudam na prevenção do câncer.

Evite o consumo excessivo de carnes, principalmente as vermelhas. Evite o consumo de álcool e fumo, pratique no mínimo 30 minutos diários de atividades físicas. Consuma tomate! Sim, ele possui substâncias que ajudam e muito na prevenção da doença.

- Exames Preventivos: Os exames preventivos são de extrema importância, como o Toque Retal, PSA, Biópsia e de Urina. São rápidos, indolores e eficazes. A recomendação é que homens a partir dos 40 anos devem realizar o exame anualmente.

Como é feito o Exame de Toque Retal? Uma das dúvidas mais frequentes entre os homens nessa faixa é a realização do exame de toque retal.

O exame é realizado por um médico urologista. É introduzido o dedo indicador devidamente lubrificado e protegido

por uma luva de látex no ânus do paciente, o processo é indolor e demora no máximo 15 segundos. Não causa efeitos colaterais e não afeta em nada a masculinidade. O exame serve para avaliar alterações na próstata, como o tamanho e dureza.

Prevenção é a melhor forma

O câncer de próstata é uma das doenças que mais atingem os homens, os dados mostram o crescente número de casos e mortes, não é à toa que é dedicado um mês inteiro para a conscientização e prevenção.

Ainda existem muitos preconceitos entre a comunidade masculina para a realização do exame preventivo, porém, sem esses exames não é possível identificar a doença em seu estágio inicial, como vimos, o tumor cresce de forma lenta e gradual, pode demorar cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, geralmente os sintomas só aparecem quando o estágio está bem avançado. É uma doença que se espalha pela corrente sanguínea e atinge outros órgãos, possui alto índice de morte.

Os exames preventivos são acessíveis a todos, tanto pela rede pública de saúde como a particular. Portanto não há desculpas, o mês de Novembro está aí para te lembrar!

Lembre-se, o diagnóstico é sempre realizado por um médico. Agende sua consulta e mantenha seus exames em dia. Prevenção é a melhor forma de combater a doença.