HPV - O que é HPV e como tratá-lo

O papilomavírus humano (HPV, em inglês) é o nome dado a um grupo viral que inclui mais de 70 tipo de diferentes de vírus ...

HPV - O que é HPV e como tratá-lo

O que é HPV?
O papilomavírus humano (HPV, em inglês) é o nome dado a um grupo viral que inclui mais de 70 tipos diferentes de vírus. Certos tipos de HPV causam verrugas nas mãos e nos pés e outros podem causar verrugas genitais visíveis. Como não existem sintomas específicos, muitas pessoas com HPV genital não sabem que o têm.

Que aparência têm as verrugas genitais?
As verrugas genitais são crescimentos planos ou sobressalentes que aparecem na vulva, nos arredores da vagina ou do ânus, no colo do útero, no pênis e no escroto.

O que acontece quando o HPV não causa verrugas?
Às vezes, o HPV causa mudanças tão sutis na pele que estas não podem ser detectadas pelo olho humano. Os médicos podem encontrar lesões microscópicas somente com a ajuda de instrumentos especiais. Em outros casos, o HPV pode viver na pele sem causar nenhuma verruga. É o que se conhece como infecção subclínica.

Quem pode contrair o HPV?
A infecção pelo HPV pode ocorrer em homens e mulheres que sejam sexualmente ativos, de todas as idades. As crianças recém-nascidas podem contrair a infecção por meio da mãe no nascimento, mas isso é raro.

Como se contrai o HPV?
O HPV e as verrugas genitais normalmente se transmitem mediante contato direto, de pele a pele, durante as relações sexuais vaginais, anais ou orais. As verrugas em outras partes do corpo, como, por exemplo, mãos, são causadas por tipos diferentes de HPV. O contato com essas verrugas comuns não causa verrugas genitais. As lesões podem aparecer várias semanas ou meses após as relações sexuais com a pessoa infectada. Podem, ainda, não aparecer nunca.

Como posso saber se tenho HPV ou verrugas?
Em alguns casos, é difícil saber. Às vezes, as verrugas não são notadas porque estão dentro da vagina, ou no colo do útero, ou no ânus. Além disso, muitas vezes são da cor da pele e não causam dor. São poucas vezes em que os sintomas são sentidos, tais como coceira, dor ou sangramento. Alguns tipos de verrugas podem ser encontrados durante exames pélvicos nas mulheres. Um resultado anormal no exame Papanicolau pode ser o primeiro sinal de aviso para as mulheres de que o HPV está presente.

O HPV e as verrugas genitais têm cura?
O tratamento médico para as verrugas genitais pode ser demorado e, às vezes, a paciente precisa de vários tratamentos para eliminar as verrugas genitais. Nenhum dos tratamentos disponíveis é uma cura para o HPV. Devido ao fato de o vírus poder permanecer latente nas células, em alguns casos as verrugas genitais podem aparecer meses ou após o tratamento.

Qual a relação entre HPV e a gravidez?
As verrugas genitais podem causar problemas durante a gravidez e o parto. Devido a mudanças hormonais no corpo durante a gravidez, as verrugas podem crescer de tamanho e número, sangrar ou tornar o parto mais difícil. A mulher não tem necessidade de ter um parto por cesariana, a menos que as verrugas provoquem um bloqueio.

Como posso evitar o HPV ou verrugas genitais?
Alguns métodos para diminuir os riscos de contrair qualquer enfermidade transmitida sexualmente podem também ser efetivos contra o HPV. Você pode reduzir o risco de contrair o HPV mantendo relações sexuais apenas com um único parceiro, não infectado. Aqueles que tenham múltiplos parceiros sexuais correm maior risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis. As camisinhas usadas adequadamente oferecem proteção se cobrirem a área infectada pelo vírus. O uso da camisinha com parceiros novos ou casuais é recomendado para prevenir uma série de DSTs, mesmo que não seja efetivo no caso do HPV.

Você deve procurar um médico se:
Notar algum crescimento anormal ou mudança na pele da vagina, da vulva, do pênis ou próximo a essas regiões. Sentir ardor, dor ou sangramento anormal. Seu parceiro lhe comunicar que tem HPV genital.