Colonoscopia

O câncer colorretal é o 3° câncer que mais mata no mundo. Descubra tudo que você precisa para se cuidar.

Colonoscopia

Resumo: O câncer colorretal é o 3º câncer que mais mata no mundo. Sua prevenção é a partir do exame de colonoscopia, que identifica e remove os pólipos, lesões que causam o tumor.

ÍNDICE: Colonoscopia: O que é? Para que serve? E os riscos O que é Colonoscopia? Como é feito o exame de Colonoscopia? Quais os procedimentos antes do exame? Quem deve fazer a colonoscopia? Contraindicações Quais os riscos da Colonoscopia? Colonoscopia durante a Gravidez Procure um médico

Você sabia que o câncer colorretal é o 3º câncer que mais mata no mundo? Que por ano atinge cerca de 150 mil brasileiros, e que muitas vezes não apresenta sintomas? E que um exame de prevenção aumenta as chances de cura em 90%?

Nesse artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre a Colonoscopia, os procedimentos, exames, para que serve, quem pode fazer e as recomendações.

O que é Colonoscopia?
Colonoscopia é uma endoscopia para examinar o cólon, reto e a parte final do ânus.

Esse exame tem por finalidade identificar anomalias ou presença de pólipos no intestino.

*Pólipos: são pequenas lesões parecidas com verrugas que se desenvolvem na parede intestinal, geralmente seu tamanho é de 2 a 4 milímetros. Decorre das alterações e crescimento desordenado das células.

Essas lesões são uma das causas principais para o desenvolvimento de um tumor, ocasionando o câncer colorretal.

Como é feito o exame de colonoscopia?

Uma das grandes dúvidas dos pacientes que realizarão o exame pela primeira vez é saber como é feito, se dói ou se necessita de internação.

A colonoscopia é um exame seguro e indolor; o paciente não sente nenhum desconforto e também não sofre nenhum dano durante a realização do exame.

Exame: é feito por um tubo endoscópico (flexível e que mede aproximadamente 1,60m de comprimento) acoplado a um monitor, onde será examinada toda a parte do cólon. O tubo possui um controle onde o médico pode movimentá-lo e fazer as curvaturas necessárias.

O procedimento dura aproximadamente 1 hora; não é necessário internação, porém, ao término do exame, o paciente não poderá dirigir ou trabalhar, pois o efeito da sedação dura ao longo do dia, deixando-o sonolento. O paciente deve ser liberado do hospital na presença de um acompanhante.

Quais os procedimentos antes do exame?
Para que o exame de colonoscopia seja eficaz, o paciente deve seguir "à risca" as recomendações médicas.

O primeiro passo será a limpeza da parede do cólon intestinal, para ter uma melhor visualização e identificar qualquer anomalia. A maior dificuldade para a eficácia do exame é a presença de fezes, por isso o médico poderá receitar de 3 a 4 laxantes para a limpeza.

Também poderá receitar uma dieta líquida cerca de 24 horas antes da realização do exame. Nesse período deve-se evitar o consumo de leite, refrigerantes, bebidas alcoólicas e com coloração avermelhada.

O paciente poderá ingerir chás, sucos de frutas coados e principalmente água, para que não haja desidratação.

Quem deve fazer a colonoscopia?

- O exame é recomendável para pessoas a partir de 50 anos e deve ser repetido em um intervalo de 5 a 10 anos, dependendo do resultado.

- Pessoas que possuem no histórico familiar casos de tumores ou pólipos.

- Pessoas que apresentem alguns desses sintomas:
- Sangramento retal ou nas fezes
- Alterações na consistência das fezes: muito finas, pastosas de cor escura ou constipação (dificuldade na evacuação)
- Dores abdominais constantes, como cólicas
- Emagrecimento sem causa aparente
- Anemia
- Produção de muco - secreção via retal com as fezes

Todos esses casos serão avaliados pelo médico, que indicará a necessidade ou não da realização da colonoscopia.

Contraindicações
Para alguns casos ou tratamentos, o exame de colonoscopia não é recomendado, mas caberá ao médico avaliar cada situação.

- Abdome Agudo: dor abdominal súbita e intensa (causada por apendicite, úlcera, vesícula)

- Megacólon Tóxico: complicação intestinal aguda que ocorre nos portadores de retocolite ulcerativa

- Quem sofreu recentemente de um infarto

- Tromboembolismo pulmonar (artérias ou veias do pulmão obstruídas por coágulos)

- Final da Gravidez

Quais os riscos da Colonoscopia?

A realização do exame apresenta um baixo índice de complicações. São casos raros e isolados, tornando o procedimento seguro.

Os riscos são um pouco maiores (ainda assim a taxa continua baixa) no caso de descoberta e remoção dos pólipos (lesões), pode ocorrer uma perfuração intestinal e sangramento, porém pode ser resolvido com cirurgia.

Casos de morte também são raros, cerca de 1 a cada 1.000 pacientes.

Infecção causada pela higienização. Deve-se verificar a situação dos equipamentos usados, pois no caso do endoscópio, normalmente não são descartáveis, a limpeza é feita por uma solução de ácido peracético pela sua maior eficiência na esterilização.

Após o procedimento de Colonoscopia, podem ocorrer alguns sintomas, nesse caso, o paciente deve entrar em contato com o seu médico:
- Febre
- Vômitos
- Sangramento nas fezes
- Dor intensa abdominal
- Distensão do abdômen

Colonoscopia durante a Gravidez

O câncer colorretal também pode ocorrer em mulheres durante a gestação. Mais de 250 casos foram diagnosticados, uma incidência de 1 a cada 10.000 gestações.

Na maioria das vezes, o câncer é diagnosticado tarde, pois os sintomas sobrepõem aos da gestação normal, como: vômitos, anemia e alterações intestinais.

Para mulheres grávidas, a colonoscopia não é recomendada, apesar de ser o exame ideal para a identificação do tumor. O médico fará uma avaliação bastante precisa e seletiva para o procedimento, pois podem haver riscos para o feto e a paciente. As possíveis complicações deste exame podem ocorrer durante a intubação do cólon, levando ao trauma uterino.

O exame é realizado com o paciente deitado e com as pernas flexionadas, nele são realizadas uma inspeção anal completa, toque e anuscopia. São inspecionadas a pele da região perineal, sua coloração e textura.

*Anuscopia: O anuscópio é introduzido no ânus e permite a visualização de doenças do canal anal.

O procedimento recomendável para gestantes é o exame proctológico completo com toque retal.

O câncer colorretal possui chance de cura de 90% quando descoberto precocemente. E mesmo assim, é o 3º câncer que mais mata no mundo, os números dessa estatística poderiam diminuir grandemente se houvesse por parte do paciente a procura do médico para o diagnóstico precoce.

A colonoscopia é um exame seguro e eficaz que identifica e remove as lesões que causam o tumor. Visite seu médico periodicamente, e em caso dos sintomas ou enquadramento nos fatores de risco, não hesite em marcar sua consulta.

A prevenção pode salvar sua vida, marque a consulta com seu gastroenterologista.

Bibliografia:
- https://www.youtube.com/watch?v=3h-1kokLkds – Dráuzio Varella
- https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-colonoscopia-para-que-serve-o-exame-preparo-riscos-doi/
- http://www.colorretal.com.br/blogs/gestacao-e-cancer-colorretal/
- http://clinicaspecialite.com.br/o-que-e-um-exame-proctologico-parte-i/